Estas imagens foram tiradas com o meu telemovel em Noahkali, no Domingo.
Estas pessoas estao a espera de receber 50 Kg de arroz por cabeca. Sao talvez das pessoas mais pobres no Bangladesh. Esta parece uma ajuda humanitaria digana e com um objectivo claro.
Nao deixar a fome atingir estas pessoas!
Na realidade e algo mais profundo do que isso. Esta ajuda e devida a um problema de cheias que aconteceu ha dois anos. As moncoes chegaram cedo demais e muito do arroz plantado foi perdido. Foi pedida ajuda internacional pelas organizacoes locais... essa ajuda demorou... 2 anos a chegar... pelo lado positivo... "pelo menos chegou".
Mas queria partilhar mais! este ano aconteceu o mesmo! Ou seja as moncoes chegaram cedo demais... muito arroz ficou perdido... O ponto e que a fome apenas se vai notar a partir de Outubro... quando este arroz ja tiver sido consumido...
Ou seja em 2 ou 3 meses provavelmente, vai ser enviado um pedido de ajuda internacional por arroz! que esperemos que chegue em 2009!
Podem voltar a ver os vossos mails, para o sofa, para televisao... e confortavel! Que eu tambem!
Inte!
5 comentários:
podias organizar um contigentezinho para recolher arroz na tuga com a ajuda de uma empresa ke fizesse so o transporte aereo. tens amigos ke fariam os posters... pois... é bueda guita!
mERDA DO CARALHO!!!!!!
A falta de timming das ONG´s de ajuda humanitária continua a ser gritante. Infelizmente o caso que experienciaste aí no Bangladesh não é único.
Os países onde a mesma ajuda ás populações é necessária são invariávelmente os mais pobres com fraca projecção internacional e inevitávelmente governados pela corrupção. O que muitas vezes leva a atrasos na entrega dos bens e suplementos de 1ª necessidade provenientes do exterior, não só pela pouca pressão que os governos nacionais podem fazer junto da comunidade mundial (se é que se preocupam com as suas populações, o caso do estado e modo de educação nas escolas que descreveste parece-me sustentar a minha afirmação) assim como a procura pelas autoridades locais de beneficios para uma entrega mais rapida das ajudas é uma practica frequente.
Um grande abraço e continua a alertar-nos para estas situações. Talvez de pouco sirva na práctica mas mantém-nos elucidados.
Olah!
Será isto ajuda humanitária??? Pelo menos é o reconhecimento e o incentivo para que estas instituições continuem a esforçar-se!
"Prémio Champalimaud
Instituição indiana "Aravind Eye Care System" distinguida.
O primeiro prémio "António Champalimaud Vision Award" foi atribuído à "Aravind Eye Care System" da Índia. O prémio, de um milhão de euros, foi anunciado por Leonor Beleza, a presidente da Fundação Champalimaud.
SIC
A instituição indiana foi distinguida pelo trabalho desenvolvido entre Abril de 2006 e Março de 2007. Foram tratados mais de dois milhões de pacientes e foram feitas mais de 270 mil cirurgias.
Ao prémio, um dos maiores do mundo, concorreram 34 candidatos de cinco continentes. A distinção é concedida em anos ímpares a instituições que promovam o alívio dos problemas visuais e, em anos pares, às que investiguem nesta área.
Do júri do "António Champalimaud Vision Award" fazem parte dois prémios Nobel, também o ex-presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, e ainda o ex-primeiro-ministro e Alto Comissário das Nações Unidas para os refugiados, António Guterres."
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Champalimaud.htm
Jinhos muito grandes
Podes ver no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=fCtbujbSZjw&mode=related&search=
Beijinhos
ola Ines,
de facto e notavel o esforco que e desenvolvido para chegar as pessoas mais carenciadas. Gostei muito do teu post e espero que continues a comentar os futuros posts.
Beijinhos
pedro
Enviar um comentário