sexta-feira, setembro 21, 2007

Bangladesh - Short Stories


Durante o tempo que estive no Bangladesh fui ver duas vezes filmes Banglas. Filmes puros e duros saidos das entranhas de caricaturas da sociedade bangladeshi. Como devem estar a pensar o meu Bangla não é bom o suficiente para perceber 10% do que diziam mas as historias eram extremamente iconográficas e fáceis de compreender.
O primeiro filme vi no que os Bangladeshis dizem ser o maior shopping mall do sul da Asia.
Onde é que eu já tinha visto isto? CC Colombo na peninsula Ibérica?
O filme, "missed call" era simplesmente sobre uma rapariga jovem, com muitas amigas, que se apaixona por um rapaz e contraria a cultura dos casamentos planeados pela familia. A paixão é forte mas por um rapaz que ela nunca viu mas fala no computador, sms e telemovel. Ao mesmo tempo a familia dela arranja-lhe um noivo que acaba por casar com ela. Mais tarde ela descobre que esse rapaz é a sua paixão desconhecida. Feliz após o casamento vai viver com os pais do marido, como é tradição. E assim acaba a historia feliz de uma rapariga no Bangladesh. (no end kiss)

A segunda história era mais complexa. Era sobre uma desgraça social e familias curruptas e ricas no Bangladesh. Esses "maus" estão associados à policia que oprime e bate vilentamente nas pessoas, invade casas. Bem a historia é um pouco mais complexa mas tinha elementos muito interessantes: muitas lutas que parecem filmes do Bruce Lee com aqueles movimentos rápidos e algum sangue é mistura e uma crueldade demoníaca dos "maus", o heroi da história é uma heroína que luta como um homem, prisões. Nestas histórias as mulheres dançam à chuva o que é a parte mais erótica do filme. E as heroinas e amigas são sempre muito bonitas e estão sempre acompanhadas de muitas amigas que são um elemento que não temos na nossa sociedade. É como se o pensamento dela fossem as amigas.

É muito interessante como análise de uma sociedade. Por um lado é bastante exposto (viloento e sexual) para um país Muçulmano mas está sempre apinhado de gente (como tudo no BD, heheh). Mas não há beijo no final, heheh!!! E tem todos os condimentos que fazem um filme fácil de ver e que consegue ser visto por uma audiencia de classes baixas o que que de certa forma vai revolucionando a maneira como a sociedade evolui. É bom notar que mesmo as aldeias mais remotas têm um cinema relativamente perto. E cheio de homens e mulheres.

Bem acho que é uma possibilidade para quem queira fazer um estudo sobre cinema como reflexo da sociedade.

Sem comentários:

 

Free Blog Counter