terça-feira, setembro 04, 2007

The best journey of life of is the journey to return home

Como sair do Bangladesh da maneira mais... difícil?
Aqui fica um cheirinho do itenerario que tive até chegar a casa.

Tudo comecou em Dhaka. Partimos para Darjeeling famoso pelo cha, numa viagem parte de autocarro e parte de Jeep a subir as montanhas dos Himalaias. É uma cidade maravilhosa e magica na india, entre o Butao, China, Bangladesh e Nepal. É habitada maioritariamente por uma etnia da origem dos Gorka, que sao um povo guerreiro da regiao do Nepal.

De Darjeeling descemos para Siliguri, uma cidade muito indiana já no grande vale do Ganges. Um calor abrasador fomos ate a fronteira e da fronteira (com o nepal) ate Kathmandu. Durante a noite com paragens do exercito Nepales pela regiao ser muito controlada pelos Maoistas. Na viagem conehcemos um casal cinquentão frances que vive do vinho. Conhecemos também uma australiana que se esqueceu de trazer dinheiro e esperava pagar tudo com cartao de credito. Isso nao aconteceu e se nao fossem os franceses ainda estaria na fronteira. hehehe

Kathmandu é uma cidade magica... um pouco suja depois de virmos de Darjeeling, mas onde a religião Hindu e Budista se funde na criacao de uma cidade cheia de força espiritual. Uma das partes mais interessantes foi encontrarmos uma escola de pintura tibetana. Explicaram-nos durante algumas horas o significado destas pinturas de budha, da vida, da morte e da regeneracao. Dois dias depois... mais 8 horas ate Pokhara... Maravilhosa paisagem num vale entre os Himalaias... Vejam...

Voltamos para Kathmandu e iniciei a minha viagem sozinho ate a fronteira... a ideia era ir ate Varanassi um centro hindu onde cremam os mortos para os libertar da regeneracao. Mas as cheias nao ajudaram e fizeram cair uma ponte...

... e cheguei a fronteira exausto depois de nos terem mudado para um autocarro local as 9 da noite, ja escuro e de ter de passar a fronteira a essa hora...Nao passei, decidi ficar num hote e ir directamente para Dehli... O hotel era... pessimo... mas o gerente era simpatico.

24h na camioneta ate Dehli... sem bancos reclinaveis e onde o conforto nao era o forte...

Chegar a Dehli as 8 da manha do dia seguinte... entrei num hostel e o gerente afirmou que eu era do exercito israelita... !?!?!? Perguntei porque... e ele disse que tinha de ser pela minha maneira... so acreditou quando lhe mostrei o meu passaporte... E ele disse, pois, nao ha muitos portugueses por estas bandas...

Em Delhi visitei old Delhi, o Red Fort, Mina Bazaar e estava exausto e precisei de durmir... e uma cidade com uma energia parecida com o Bangladesh excepto na zona rica...

No dia seguinte fui a agra... Taj Mahal... o que é que posso dizer mais do que... tem uma forca de um amor de um homem por uma mulher... fica no ar se ele lhe tera dado todo aquele sentimento durante a vida dela, como deu sob a forma de um monumento tao delicado e monumental apos a sua morte... Se calhar esta e a minha perpectiva ocidental...

Bem as 11 da noite ainda estavamos a ver monumentos hindus na cidade onde Krishna nasceu e chegamos a Delhi só às 4 da manha.

No dia seguinte as 16:30 apanhei o comboio para Mumbai ou Bombaim (16 e meia de viagem). Bom Baim e uma degeneracao do português (os primeiros colonizadores desta cidade) mas a cidade mudou de nome porque Mumbai... É uma deusa Hindu. É uma cidade cosmopolita, europeia... e um dos polos mais importantes de negocio da india... de bollywood... descendente do comercio com a Inglaterra... é uma porta de entrada ao negocio na india... e também a cidade com maiores bairros de lata de toda a india... E uma das cidades com maior crescimento no mundo...

E um espaco magico... senti-me em casa... fui ao museu de arte contemporanea, vi a universidade... as portas da cidade, a estacao de caminhos de ferro... Deambulei como um um bom portugues ou como um Cesário Verde em Lisboa...

No dia seguinte... voei para londres...
Aqui ficam algumas imagens....

Mapa do percurso

Fronteira entre a India e o Bangladesh

Darjeeling templo Hindu e Budista.

Templo Budista Darjeeling

Tiger Hill, de onde se podem ver os 4 pontos mais altos do mundo

Darjeeling

Pokhara

Pokhara - Campo de refugiados Tibetanos

Pokhara

World Peace Pagoda - Pokhara

Kathmandu

Kathmandu

Delhi - Red Fort

Delhi - o meu Hostel

Taj Mahal

Agra- Taj Mahal

A cidade onde Krishna nasceu

Mumbai - Antiga Bombaim

Mumbai

Mumbai

Mumbai

Mumbai- de um fiat para um fiat

Mumbai - Indico... de onde muitos barcos foram para Lisboa e mais tarde Londres

Nota: nao posso deixar este post ficar aqui sem dizer que a minha viagem foi muito mais do que este relato em forma de rascunho onde deixo em traços largos a viagem como um todo... A viagem teve uma dimensao pessoal e espiritual que me abriu portas para o conhecimento do que este subcontinete ofereceu e tem para oferecer ao mundo... Obrigado a todas as pessoas que me ajudaram e estiveram comigo ao longo do caminho, Nimit, Lindsay, Casal Frances, Australiana, o rapaz que conheci no autocarro ate Lucknow, os dois amigos que tambem estavam no autocarro e que o senhor me disse/explicou exaustivamente que so tem uma mulher para a vida toda e que nos ocidentais somos loucos, o pai e o filho que gerem a escola de pintura tibetana em Kathmandu, os Chineses e o Koreano em Pokhara, o Casal bangladeshi que conhecemos em Siliguri, a Susana espanhola e o Ingles que me tirou a foto no Taj Mahal, o Sr. do Hotel no Nepal, O velhote do Butao que em Delhi me tentou vender o seu tapete de Yoga e muitas outras pessoas que a minha memoria ja nao reteve...

Sem comentários:

 

Free Blog Counter