quarta-feira, maio 23, 2007

Ensaio sobre a cegueira

Hoje acordei irritado! Muitas vezes tenho este sentimento pouco nobre... E a pressao de uma sociedade em que o teu espaco e mais limitado por haver mais gente. As pessoas interferem directamente nas tuas coisas sem se aperceberem que isso cria um certo desconforto.

A primeira reaccao e obviamente tentar proteger o meu espaco. O que inicialmente funciona. Mas a medida que o tempo passa esse espaco e diminuido com essa pulsao natural das pessoas entrarem no que eu considero o meu espaco natural. Para elas esse espaco vagamente existe. Especialmente num pais onde muita gente vive em espacos limitados.

E uma especie de quadro em que as pessoas saem da tela e veem ter connosco e trazem um ruido ensurdecedor. Agora imaginem que na mesma tela num segundo e terceiro plano tem uma sociedade em que nao conseguem compreender os sinais, os simbolos, os icons, as letras, comportamentos, ou o que nos dizem.

Parece-me que a pulsao natural de proteger e uma decisao sem frutos... apesar de ser natural. Acho que o segredo e conseguir ler os pequenos sinais que sao comuns a quaisquer humanos. Ler os olhos das pessoas, as atitudes, a forma como se aproximam. Ou seja o segredo nao e lutar contra a pressao mas utilizar a energia que ela tem para poder aprender a ser humano.

1 comentário:

André Coral disse...

é excelente ver ke terminas com humildade. Kuando sentimos (nos, povos ke sempre vivemos com esse espaço como um direito, como uma realidade) esse nosso espaço ameaçado temos a tendencia a ser agressivos e defende lo por tudo.
Ao sentir ke simplesmente ai a realidade é outra e tentar perceber como funciona, estas a fazer um exercicio ke vai contra a tendencia de toda uma educaçao ocidental, mas ke tera os seus frutos. o Fruto de ser humilde e reagir com o ke se tem no presente. Tu, agora, ai. é tudo o ke interessa.

 

Free Blog Counter