sábado, maio 26, 2007

Plantei uma arvore

Ontem tive uma experiencia simples mas forte. Plantei uma arvore.

Atraves de um dos meus novos amigos, Oliver, que me perguntou na noite anterior se queria ir juntamente com o Arnold (holandes), Alex (Bangladeshi de origem Chinesa e Koreana) e o grupo Roots and Shoots.

Assim fomos as 7 da manha num grupo de cerca de 30 pessoas. Chegados la estivemos a ver o trabalho deste grupo integrado num projecto do Pai e Mae do Oliver. Eles trabalham directamente com os lideres locais que desenvolvem um trabalho de segmentar e perceber quem e que sao os grupos mais pobres e fragilizados dentro da comunidade. Depois dirigem programas orientados para estes grupos. Ou seja, na zona onde fomos o rendimento e baseado nas fisheries, mas isso tem se tornado um problema com poluicao das fabricas de garnment e doencas endemicas. Assim os projectos sao baseados na diversificacao do rendimento das pessoas.

No Bangladesh a fruta e um luxo por isso esses lideres definiram uma terra que esta partilhada por varias familias e plantamos arvores de fruto. Estas arvores tem um custo aproximado de 100 dolares mas podem dar (cada uma) um rendimento anual a cada familia de 400 dolares o que significa um grande aumento na qualidade de vida destas pessoas. Um dos problemas e que estas arvores vao demorar 7 anos ate darem os primeiros rebentos.

Um dos grandes problemas do Bangladesh nao e a inexistencia de projectos mas a incapacidade de esses projectos serem integrados na comunidade de forma a que a comunidade valorize e usufrua dos resultados. Normalmente estas iniciativas caem por nao terem a cooperacao dos lideres locais.

Houve um momento especial.
Enquanto nos e rapazes da escola local cavavamos reuniram-se grupos de pessoas a volta de onde trabalhavamos. Um desses grupos era um grupo de 3 rapazes que estava a ver as raparigas e riam do nosso esforco talves por nao o compreenderem. Um dos rapazes que estava a plantar arvores comigo disse-me num razoavel ingles que eles estavam a gozar comigo. Mais tarde aproximaram-se e perguntei num bangla arcaico: "kaeno kaj koro na?" que quer dizer "porque e que nao trabalham?". Um dos rapazes rapidamente falou num bangla que nao compreendi e que o Arnold replicou num bangla agressivo para eles nao gozarem. Sentiram-se pressionados. Mais tarde voltaram timidos... perguntei "Help?". Rapidamente os 3 rapazes puseram as maos na mesma terra que eu o Arnold e os dois outros rapazes e recolocamos no buraco com a arvore. Perguntei-lhes os nomes. De repente estavamos os 7 a plantar 3 arvores de cada vez.

Senti uma frase que o meu pai disse: "O processo e o mais importante." A maneira facil era focar no objectivo de plantar arvores mas comunicando com os rapazes abrimos a oportunidade de poderem dar o seu contributo. O objectivo foi atingido mas o processo abriu as portas para compreenderem a importancia de plantar estas arvores, ajudar, partilhar esforco, e os outros frutos podem esperar os 7 anos.

Se quiserem saber mais sobre este grupo: http://www.ais-dhaka.net/Roots_Shoots/index.html

4 comentários:

André Coral disse...

7 anos pedro? o ke se passa com essas terras?
E o facto de estarem ai a trabalharam sem o aopio dos lideres locais. se calhar era bem pensado uma abordagem proporcionalmente maior. E tomar esses lideres como os putos. Se conseguissem o mesmo efeito, os resultados tb seria prporcionais. mais isso ja deve ter sido tentado pelo pais do oliver nao?

Leo disse...

claramente faz-te falta a experiencia de ajudares ovelhas a dar à luz.

Pedro Ramos disse...

Andre, nao percebi bem a aquestao mas de facto nos estavamos a trabalhar com os lideres locais. A questao e como e que tu chegas as pessoas pobres. Precisas de alguem sinta o teu projecto e que queira melhorar a comunidade. E os lideres sao fundamentais. Ha muitos exemplos de ONGs internacionais que chegam cheias de dinheiro e constroem coisas megalomanas em vilas... essas "coisas" nao servem para nada se nao forem do usufruto das pessoas da comunidade. O dinheiro nao compra tudo... Em relacao as arvores.. este e o tempo normal...Sabes quantos anos uma Oliveira demora ate dar azeitonas?

Nao sei de esclareci ou se estou a responder alguma coisa diferente... Era isto que estavas a perguntar?

André Coral disse...

man pensei ke este projecto expecifico nao tinha apoio dos lideres locais. eskece.

 

Free Blog Counter