quinta-feira, maio 24, 2007

Portugueses (ao som de "Pratica(mente)" de Sam da Kid)

Anteontem fui-me despedir de uma Holandesa que esteve a fazer um estudo sobre a educacao no Bangladesh e na India. As conclusoes dao para um novo Post! Continuando....

Combinamos juntar um pequeno grupo na Alliance Francaise na zona de Dhamondi. Decidi ir ape de onde trabalho ate la. E aproximadamente 1 hora a pe com um calor que nos desfaz. Cheguei encharcado e bebi um cafe (uma agua preta de um nescafe soluvel). Tinha saudades... Esperei e chegou ela com a comitiva de despedida. No grupo conheci uma pessoa que se chama Paul James Gomes, Film maker. Depois de saber que eu era portugues disse-me que ele tinha descendencia Portuguesa. Disse-me que ha algumas igrejas espalhadas pelo Bangladesh do tempo dos portugueses e dos armenios. Ha uma igreja em Dhaka que se chama Portuguese Church. Isto fez-nos falar sobre a actual falta de ligacao historica e falta de conhecimento no mundo sobre o que os portugueses fizeram e a sua influencia.

Mais do que isso... Noutro dia falava com o meu amigo, activista politico, um lider e visionario, hindu, Monon (que quer dizer visao). Que me perguntou; " O que e que aconteceu a Portugal?", "Onde estao os piratas portugueses?". Senti aquela identidade ligada ao saudosismo emergir e revibrar no meu peito.

Comentei isto no primeiro jantar que reuniu toda a comunidade portuguesa neste pais. E obviamente todos nos criticamos a mentalidade portuguesa actual, aquele animismo, amorfismo, aquela falta de espirito, aquela mentalidade pequenina... (comunidade de 4 portugueses)

Outra pequena historia... A minha amiga Junia que vive na mesma casa de trainees que eu, falou-me tambem dos judeus portugueses de Amsterdao. Uma comunidade de cultura elevada, de classe alta que viviam do comercio e influenciaram em muito a ascencao da Holanda do sec XVII. O seu meio irmao e descendente desses judeus portugueses.

Gostei deste conjunto de eventos que me fizeram sentir... em casa...mas...

Reaccao tipica! AH ERAMOS TAO GRANDES E AGORA SOMOS TAO PEQUENOS... Sinto que isto depende apenas da atitude de cada um. Penso que esses portugueses que descobriram, se misturaram, partilharam, lutaram, eram apenas pessoas que estavam imbuidos de uma cultura, um estado de espirito de descoberta, aprendizagem e mentalidade aberta ao risco.

Temos que aprender a olhar para o passado para projectarmos o futuro.
EU DIGO NAO AO SAUDOSISMO! Luto por algo mais e valorizo a aprendizagem. Aprender e o segredo!
Quando vemos a vida como uma aprendizagem podemos sempre fazer a diferenca.
Em casa, no trabalho, em Portugal, no Bangladesh ou na Quinta da Serra que e um bairro de Luso-africanos (e "apenas" um bairro de barracas no meio do betao). Aprender e viver. Quando achamos que sabemos tudo... paramos de aprender... perdemos humildade e ficamos secos...

4 comentários:

André Coral disse...

dai eu achar que kem tem duvidas tem tendencia ser mais interessante.

Leo disse...

epá, ò rapazinho, acho mt bem q penses e reflitas sobre a portugalidade a 20mil leguas de distancia (q é onde parece q conseguimos discernir melhor sobre as nossas "origens"), mas ao menos fá-lo A OUVIR ROCK!

Leo disse...

additional comments:

1o - q cena é esta do "comment moderation"? bah!

2o - tas a escrever de forma parecida com a minha forma de falar: dás um granda volta pra chegar ao topico principal.

3o - parece-me ben o teu mote, mas claramente ainda há mt a fazer para chegar a qqr lado. mt a fazer em todo o lado, e em toda a gente...

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

 

Free Blog Counter